top of page

Periodontia

​

​

  A Periodontia humanizada, realizada em nosso consultório, preconiza o tratamento do paciente como um todo, agindo a favor da saúde sistêmica. A ciência comprovou a relação da doença periodontal com problemas cardiovasculares, diabetes, estresse, obesidade e problemas durante a gestação. Por esse motivo, diferente do que pensa a maioria, o tratamento deve ser iniciado pela adequação do meio através da periodontia, precedido apenas por emergências odontológicas.

  As doenças gengivais são comumente desconhecidas pela maioria das pessoas e podem levar à perda dos dentes. São também as principais vilãs quando se fala em halitose ou mal hálito.  

  O acúmulo de placa, aliado a diversos fatores como a genética, alimentação e imunidade, pode levar à inflamação da gengiva marginal (gengivite), cujo sintoma mais fácil de ser percebido é o sangramento. A gengivite pode progredir para a periodontite, que envolve a perda de osso ao redor da raiz do dente.

  O tratamento periodontal básico consiste na remoção do cálculo (“tártaro”) através de raspagem e alisamento da superfície radicular que não está envolvida por osso, incluindo a porção que se encontra escondida pela gengiva e necessita de instrumentais específicos para sua remoção. Além disso, para que o tratamento seja eficiente, necessita de instrução de higiene oral por parte do profissional e mudança de hábitos por parte do paciente. Após um período, é feita uma  reavaliação (quando necessária) e consultas de manutenção, imprescindíveis para que a doença seja controlada.

  A periodontia cirúrgica envolve diversos tipos de cirurgia realizadas na gengiva com objetivo funcional ou estético, por exemplo:

  •  Cirurgia de acesso (quando a raspagem a céu fechado não for suficiente para a remoção de todo o cálculo)

  • Gengivectomia (diminuição da faixa de gengiva que cobre um ou mais dentes, por razões estéticas para o chamado "sorriso gengival" ou razôes funcionais para crescimentos anormais que dificultam a higienização)

  • Aumento de coroa clínica (com finalizade restauradora ou protética)

  • Frenotomia e frenectomia (incisão ou remoção de freios labiais) 

DEIXE SEU DEPOIMENTO, DÚVIDA OU SUGESTÃO. ASSIM QUE POSSÍVEL, RESPONDEREMOS!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page